Divulgar Blogs CIO 4.0: Retenção de Funcionários

Retenção de Funcionários


Há dias li este Post sobre 6 erros que prejudicam a retenção de funcionários e concordo praticamente a 100% com os 6 pontos indicados como ERROS cometidos repetidamente pelas organizações ou mais concretamente pelos “team-leaders” que levam a que os funcionários percam o entusiasmo e alegria de se sentirem úteis e de verem o seu empenho reconhecido pelos seus pares.

Neste Post em concreto os pontos 1 e 6 andam de mão dada e normalmente nas multinacionais são tema abordado nas avaliações de desempenho anuais mas quase sempre ficam no papel que não sai do cacifo de assuntos a tratar. Os pontos 2 e 3 também podemos juntar e atribuir o mesmo nível de ineficácia em algumas organizações, raramente temos feedback do nosso trabalho, pelos menos quando o fazemos bem. O ponto 4 e 5 podem estar associados uma ao outro, porque se tentarem implementar regras rígidas ou sem sentido, certamente vão originar um mau clima organizacional.

Eu acrescentava aqui a falta de transparência e partilha dos objetivos concretos da organização. Neste ponto já tive experiencia de trabalhar em organizações que partilham com transparência os objetivos e resultados  e organizações que “mencionam”  objetivos e resultados. Parece ser a mesma situação mas quem já conheceu as duas realidades percebe e sabe distinguir que são cenários opostos.

Quando partilhamos os objetivos e resultados com transparência, os funcionários sente-se mais envolvidos e incentivados em participar no crescimento da organização de que fazem parte, não como “funcionários”, mas como fazendo parte de uma equipa que orgulhosamente quer ver crescer a organização que representa.
 

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