Há dias li este Post sobre 6
erros que prejudicam a retenção de funcionários e concordo praticamente a 100%
com os 6 pontos indicados como ERROS cometidos repetidamente pelas organizações
ou mais concretamente pelos “team-leaders” que levam a que os funcionários
percam o entusiasmo e alegria de se sentirem úteis e de verem o seu empenho
reconhecido pelos seus pares.
Neste Post em concreto os pontos
1 e 6 andam de mão dada e normalmente nas multinacionais são tema abordado nas
avaliações de desempenho anuais mas quase sempre ficam no papel que não sai do
cacifo de assuntos a tratar. Os pontos 2 e 3 também podemos juntar e atribuir o
mesmo nível de ineficácia em algumas organizações, raramente temos feedback do
nosso trabalho, pelos menos quando o fazemos bem. O ponto 4 e 5 podem estar
associados uma ao outro, porque se tentarem implementar regras rígidas ou sem
sentido, certamente vão originar um mau clima organizacional.
Eu acrescentava aqui a falta de transparência
e partilha dos objetivos concretos da organização. Neste ponto já tive
experiencia de trabalhar em organizações que partilham com transparência os objetivos
e resultados e organizações que “mencionam”
objetivos e resultados. Parece ser a
mesma situação mas quem já conheceu as duas realidades percebe e sabe distinguir
que são cenários opostos.
Quando partilhamos os objetivos e
resultados com transparência, os funcionários sente-se mais envolvidos e incentivados
em participar no crescimento da organização de que fazem parte, não como “funcionários”,
mas como fazendo parte de uma equipa que orgulhosamente quer ver crescer a organização
que representa.
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